Rádio Onda Viva

Emissão Online

Cientista Poveiro na Real Academia Dinamarquesa

O físico português Vítor Cardoso, natural da Póvoa de Varzim, foi eleito membro da Real Academia Dinamarquesa de Ciências e Letras, uma das mais prestigiadas instituições científicas da Dinamarca. O professor catedrático do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, integrou oficialmente a academia no dia 9 de junho, juntando-se a um grupo de 30 novos membros reconhecidos pelo contributo para a investigação científica.

Especialista em gravitação e física teórica, Vítor Cardoso vê esta distinção como um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo da sua carreira. “É um elogio ter sido nomeado membro”, afirmou o investigador, destacando também o convite para contribuir para a reflexão e evolução da comunidade científica dinamarquesa.

Fundada em 1742, a Real Academia Dinamarquesa de Ciências e Letras conta na sua história com membros como Marie Curie e Albert Einstein. Entre as suas funções estão a promoção da investigação, a organização de encontros científicos e a elaboração de estratégias para o desenvolvimento da ciência.

O cientista português tem-se destacado internacionalmente pelo estudo da gravitação e dos buracos negros. Em 2022 recebeu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação no valor de dois milhões de euros e, em 2025, foi eleito presidente da Sociedade Internacional para a Relatividade Geral e Gravitação.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login