Executivo aprova nova data para conclusão da Escola dos Sininhos
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em segunda-feira, 19 janeiro 2026 13:13
- Escrito por: João Ricardo
31 de julho é o novo prazo para a conclusão da obra de requalificação e ampliação da Escola dos Sininhos. A empreitada começou em outubro de 2024 e deveria ter ficado pronta no final do ano passado. No entanto, várias vicissitudes levaram ao derrapar do prazo inicial e a autarquia acaba de aprovar a prorrogação dos trabalhos por mais 212 dias, além de um custo adicional de 142 mil euros para trabalhos complementares. Recorde-se que o valor da adjudicação à empresa J. da Silva Faria foi de 1,76 milhões de euros.
A edil Andrea Silva explicou que este atraso deveu-se, por um lado, ao tipo de terreno em que está a ser construído o novo edifício, que obrigou a um reforço da estrutura, assim como as paredes degradadas e a cobertura no edifício antigo precisaram de um reforço que não estava previsto. A autarca assegurou também que já está a ser preparado o caderno de encargos para o concurso que vai permitir equipar a escola a tempo do arranque do próximo ano letivo. Por outro lado, Andrea Silva apontou a gestão corrente durante o calendário eleitoral, que impediu o tratar de algumas questões burocráticas, para justificar a derrapagem da obra.
Apesar dos partidos da oposição terem aprovado este ponto, o vereador João Trocado lamentou o atraso, que foi assumido pela Câmara, tendo o líder da Aliança Poveira criticado parte da justificação que ouviu e desejado que realmente tudo fique concluído na data estipulada.
Recorde-se que o projeto da ‘nova’ Escola dos Sininhos prevê a recuperação do edifício existente e a edificação de um novo, contíguo ao mesmo com dois andares. No piso 0 serão localizadas as casas de banho e um refeitório, que também servirá de sala polivalente para as atividades desportivas com uma copa de apoio. No piso 1, estarão as salas de apoio aos professores, a biblioteca, a sala de artes plásticas, a sala de apoio ao estudo e outro conjunto de instalações sanitárias. Será ainda criada uma cobertura de proteção no recreio, por forma a permitir a permanência de crianças nesse espaço coberto, dando-lhes mais proteção e abrigo em dias de chuva ou de calor. Também o espaço exterior será revitalizado, através da colocação de novos equipamentos desportivos e lúdico-infantis. As 6 salas de aula do edifício existente mantêm-se, sendo alvo de intervenção no que toca ao nível térmico e acústico, assim como da pintura e melhorias de acabamentos.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.




by WebFarol