Rádio Onda Viva

Emissão Online

Detido casal suspeito do crime de burla qualificada

A Polícia Judiciária realizou três mandados de busca em Matosinhos e Vila do Conde que culminaram na detenção de um casal, residente na Póvoa de Varzim, suspeito da prática do crime de burla qualificada. Em causa estão um homem de 50 anos e uma mulher de 39 anos, que eram sócio e funcionária de agências imobiliárias com sede no concelho poveiro, entretanto encerradas.

A investigação apurou que, através dessas firmas, eram publicitados e vendidos terrenos para construção, em vários pontos do distrito do Porto, com projetos e promessas de edificação de moradias que nunca chegaram a ser construídas. Os contratos foram celebrados com dezenas de clientes, que acreditavam estar a adquirir habitações conforme os projetos apresentados e entregaram os valores solicitados, aguardando pelo início das obras. Só mais tarde perceberam que tinham sido enganados. Um dos empreendimentos localizava-se em Vila Nova de Gaia, onde estava prevista a construção de 14 moradias em banda, com áreas amplas e espaço exterior. O projeto, designado “Rochas Villas”, exigia o pagamento de um sinal para garantir a reserva da habitação. No entanto, as casas nunca saíram do papel. Esta empresa, que também patrocinava clubes desportivos e uma escola de dança, foi posteriormente declarada insolvente.

Até ao momento, a PJ contabiliza prejuízos superiores a 140 mil euros, mas as autoridades admitem que o valor total possa ultrapassar um milhão de euros, uma vez que a investigação continua, com o objetivo de identificar outros lesados e apurar a total dimensão do esquema. O casal foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação, tendo ficado em liberdade e com apresentações diárias no posto da área de residência, além de pagar uma caução. 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login