Rádio Onda Viva

Emissão Online

Três igrejas de Vila do Conde estão a ser requalificadas

Já estão em curso as intervenções de requalificação em três monumentos nacionais de Vila do Conde: a Igreja de Santa Clara, a Igreja Matriz da cidade e a Igreja Matriz de Azurara.

Na Igreja de Santa Clara, fundada no século XIV e considerada um dos maiores símbolos históricos e arquitetónicos do concelho, decorre a maior operação de salvaguarda das últimas décadas. A obra representa um investimento de 1,3 milhões de euros e tem um prazo de execução de 270 dias. Paulo Vasques, vereador da cultura, detalha os trabalhos que estão neste momento a decorrer no monumento. 

Também a Igreja Matriz de Vila do Conde está a ser intervencionada, com um investimento de 200 mil euros e prazo de 270 dias, dedicado à conservação e restauro do património móvel e integrado da matriz manuelina. Os trabalhos incidem sobre altares, talha dourada, pintura e elementos ornamentais, que se encontravam em evidente degradação.

Já na Igreja Matriz de Azurara, o projeto encontra-se em fase de levantamento técnico e preparação dos cadernos de encargos. A intervenção, inserida no Norte 2030, envolve um investimento de 450 mil euros e um prazo de execução de 12 meses. O vereador da cultura salienta a integração do monumento na nova rota cultural do Norte. 

A autarquia vilacondense sublinha que a preservação do património classificado é uma prioridade estratégica e está a ser desenvolvida com financiamento do PRR, do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e do programa Norte 2030.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login