Independente Carlos Silva quer pensar Esposende para o futuro
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 31 outubro 2025 13:13
- Escrito por: Redação
O dia 31 de outubro foi histórico em Esposende com a tomada de posse de Carlos Silva como presidente da autarquia local, retirando o poder ao PSD que sempre tinha governado o concelho.
Na tomada de posse, Carlos Silva deixou algumas “farpas” ao anterior executivo, afirmando que “houve um mau exemplo de respeito democrático na passagem” de testemunho entre Guilherme Emílio e o novo elenco camarário, sublinhando o autarca empossado que “até na escolha do dia e local para este ato não correram bem as coisas”.
No seu discurso , Carlos Silva deixou ainda uma palavra para os funcionários da autarquia, afirmando “que eles serão parte integrante de um projeto novo que quebra um ciclo com o passado e onde todos farão parte da equipa para o bem de todos os esposendenses”.
O novo presidente da Câmara Municipal de Esposende referiu ainda alguns dos seus projetos para o futuro do concelho, dando enfoque à educação, sublinhando “que o ensino não é uma despesa, é um investimento e precisamos de olhar com toda a atenção para esta área”, referindo ainda que a mobilidade terá de ser “pensada não a curto, mas a longo prazo, pois precisamos de deixar o futuro de Esposende definido para daqui a 5 anos”.
O autarca referiu ainda que neste mandato olhará com a devida atenção “para o saneamento, pois é impensável não termos o concelho de Esposende com uma cobertura a cem por cento desta necessidade básica”.
Sublinhe-se que Carlos Silva foi eleito pela lista independente Mudança por Todos, sendo acompanhado por mais três vereadores, nomeadamente Aurélio Neiva, Fátima Escrivães e Paula Cepa. Guilherme Emílio, que se candidatou pelo PSD, perdeu as eleições e será acompanhado neste novo círculo autárquico pelos vereadores Octávio Eiras e Marina Cardoso.
Assembleia Municipal
Antes da tomada de posse da Câmara Municipal, tomaram posse os 21 membros que compõem a Assembleia Municipal: Alberto Figueiredo, Benjamim Pereira, Carlos Abreu, Otílio Hipólito, Tânia Mota, Sara Herdeiro, Raquel Vale, Francisco Melo, António Morgado, Elvira Morais, Gabriela Abreu, João Paulo Torres, Rita Tinoco de Faria, João Pedro Laranjeira, André Carvalho, Elsa Fernandes, Olga Dias, Dinis Ferreira, Manuel de Abreu, Alexandra Sousa e António Torres; bem como os Presidentes de Junta e de Uniões de Freguesia eleitos: José Viana (Antas), Manuel Vinha (Apúlia), Filipe Moreira (Belinho), Filipe Marques (Curvos), Miguel Sousa (Esposende), Valdemar Faria (Fão), Vitor Quintão (Forjães): Carlos Vilas Boas (Gandra), Jorge Silva (Gemeses), Carlos Lima (Mar), Carlos Calheiros (Marinhas), Fernando Cruz (Palmeira de Faro), Óscar Silva (Vila Chã), e Rui Gonçalves (Fonte Boa e Rio Tinto).
De seguida decorreu a primeira sessão deste órgão, na qual se procedeu à eleição da mesa da Assembleia Municipal. Foi apresentada uma lista única, proposta pelo movimento “Mudança por Todos” – Presidente: Alberto Figueiredo, 1.º Secretário: Carlos Abreu, 2.º Secretário: Tânia Mota, que foi aprovada por maioria, com 21 votos a favor e 14 votos brancos.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.





by WebFarol