Vila do Conde recebeu encontro dedicado à Paramiloidose
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 24 outubro 2025 09:06
- Escrito por: João Ricardo
“Paramiloidose: uma viagem ao passado, presente e futuro” foi o mote para o encontro que decorreu ontem no Auditório Municipal de Vila do Conde. A iniciativa foi promovida pela Associação Portuguesa de Paramiloidose, em parceria com a empresa farmacêutica AstraZeneca, tendo reunido especialistas, doentes e cuidadores para refletir sobre a evolução da conhecida ‘doença dos pezinhos’, que tem um foco bastante significativo na nossa região.
No evento foram apresentados os novos dados de um estudo que analisou a presença da paramiloidose em Portugal e no mundo. O nosso país apresenta a maior prevalência, com 2000 portadores da mutação genética, dos quais 35% ainda não apresentam sintomas. O distrito do Porto concentra ligeiramente acima de um quarto de todos os casos (quase 600 pessoas), seguindo-se os distritos de Braga (perto de 500 casos) e de Aveiro (200). O estudo indica que 38,4% dos doentes estão reformados por invalidez, salientando que 61,2% não recebem apoio (formal e/ou informal) “suficiente para as necessidades diárias”, segundo o enfermeiro Carlos Figueiras.
O momento serviu também para lançar a campanha “Pé Ante Pé”, que irá decorrer ao longo dos próximos meses e visa aumentar a consciencialização sobre a doença, promover a deteção precoce e reforçar o papel das famílias no acompanhamento da patologia. A sessão assinalou ainda os 20 anos da morte de Corino Andrade, neurologista responsável pela descoberta da paramiloidose.





by WebFarol