Esta terça-feira, 22 de Abril, o Partido Chega realizou uma visita institucional à Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde (ACIVC).
A comitiva do Chega foi liderada por Rui Afonso, deputado e recandidato para as próximas legislativas, acompanhado por Idalina Durães, candidata a deputada, e Júlio Alves, também candidato a deputado e Vice-Coordenador da comissão política local do partido.
A delegação foi recebida por Ricardo Santos, presidente da Direção e António Eusébio, membro da Direção da ACIVC. O encontro teve como principal objetivo a auscultação das principais preocupações e desafios enfrentados pelos empresários do concelho vilacondense.
Ricardo Santos começou por destacar o caos trazido pelas novas tarifas americanas, e o atraso da nova linha de apoio à exportação, sublinhando que a sua ativação imediata poderia representar uma vantagem competitiva para as empresas face ao atual quadro de instabilidade.
Outro ponto abordado foi a ausência de apoios diretos ao pequeno comércio local, nomeadamente programas semelhantes ao extinto MODCOM, visto como essencial para assegurar a modernização e sobrevivência do pequeno comércio local, muitas vezes o unico sustento de famílias inteiras.
Em matéria de simplificação administrativa, a ACIVC sugeriu melhorias no processo de legalização industrial e a redução dos valores das coimas aplicadas pela AT, ASAE e ACT, que estão desajustados à realidade nacional. Defendeu-se ainda uma lógica de fiscalização preventiva e pedagógica, menos focada no aspeto sancionatório e mais no apoio técnico às empresas.
Por fim, foi ainda apontada a falta de incentivos à descarbonização dirigidos ao pequeno comércio e à pequena indústria como a panificação, quer ao nível da mobilidade, quer na modernização de instalações, alertando para a necessidade de políticas mais inclusivas e ajustadas à realidade das microempresas.
Por parte da Concelhia do Partido Chega, ficou o garante de Júlio Alves que, continuarão disponiveis a colaborar com os empresários vilacondenses, tendo inclusive dado exemplos da intervenção desta em alguns dossiers que afetavam empresas locais e que foram levados a discussão e votação na Assembleia da Republica em 2024.
A reunião terminou com o compromisso do Partido Chega em dar seguimento às preocupações expressas pelos empresários, levando estas questões para discussão no Parlamento. Rui Afonso garantiu ainda que o Chega continuará a estar presente junto dos agentes económicos locais, ouvindo as suas recomendações e apresentando soluções legislativas que atendam às reais necessidades do tecido empresarial.
by WebFarol