Rádio Onda Viva

Emissão Online

Ministra visitou hospital e recebeu indicação do estado das obras

O presidente da Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde garantiu hoje que na próxima semana já estará totalmente disponível a parte do bloco operatório do hospital que ficou inoperacional devido a uma infiltração de água. José Gaspar Pais reiterou que a situação se deveu a “condições climatéricas adversas” e prometeu que as obras em curso na unidade terminam esta semana: “Tivemos uma pequena infiltração e estamos a fazer todos os esforços para reativar a atividade. O bloco esteve sempre a funcionar como bloco de emergência e segunda-feira retomamos a atividade das três salas”, assegurou o administrador. No dia da infiltração, a 1 de dezembro, só uma sala cirúrgica ficou a funcionar, mas entretanto já está outra também operacional.

Nesta altura estão “duas salas a trabalhar só para a emergência”, no dia 15 será possível ter “a atividade planeada a funcionar 100%“, referiu o responsável da ULS Póvoa de Varzim/Vila do Conde que recebeu esta manhã a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada de Álvaro Almeida, diretor executivo do SNS, que estão a percorrer o país no âmbito da preparação para o período de inverno. A edil Andrea Silva também acompanhou esta visita, na qual também estiveram a deputada social-democrata Carla Barros e Aires Pereira como líder da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim.

Recorde-se que o hospital poveiro é um imóvel com quase dois séculos e que nos últimos anos tem recebido várias obras de requalificação. "A fragilidade do edifício estava identificada, uma vez que já estavam a decorrer obras de impermeabilização da cobertura", referiu a ULS em comunicado, acrescentando que "por causa das obras e da infiltração decorrente, foram tomadas as devidas medidas no sentido de o mais rapidamente possível reabilitar a área afetada, restabelecendo toda a atividade programada do bloco operatório".

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login