Assinado acordo para viabilizar governação autárquica na Trofa
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em terça-feira, 25 novembro 2025 14:14
- Escrito por: Redação
Foi anunciado um acordo de governação autárquica na Trofa. O entendimento foi estabelecido entre os vencedores das eleições, os eleitos da Coligação ‘Unidos pela Trofa’ (PSD/CDS), e os vereadores da Coligação ‘Trofa em Primeiro’ (PS/PAN/LIVRE). Com este acordo, cinco vereadores passam a assumir pelouros: três da Coligação 'Unidos pela Trofa' e dois da Coligação 'Trofa em Primeiro'.
Segundo Sérgio Araújo, o acordo garante uma visão partilhada para o desenvolvimento sustentado do concelho e defesa do interesse público. O edil afirma que a atribuição de pelouros não está ainda fechada e terá por base o perfil e mais-valias de cada vereador, sendo uma decisão alinhada com os programas eleitorais e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trofenses. O presidente adianta ainda que as negociações com o movimento 'A Trofa é de Todos' (TDT) não avançaram por falta de condições exequíveis, sustentando que a ‘Trofa em Primeiro’ garantiu maior compatibilidade com o projeto político definido para o concelho.
Também o vereador Amadeu Dias, da coligação PS/PAN/LIVRE, considera que o entendimento agora firmado garante estabilidade governativa e coloca os trofenses no centro da ação, assumindo o compromisso de ser parte da solução nos próximos quatro anos.
O executivo com pelouros atribuídos passa a ser constituído por Sérgio Araújo, João Marques e Isabel Cruz (Coligação ‘Unidos pela Trofa’) e por Amadeu Dias e Luís Cameirão (Coligação ‘Trofa em Primeiro’). Mantêm-se como vereadores, mas sem pelouros atribuídos, António Azevedo e Luís Paulo Sousa (TDT). A distribuição final de pelouros será anunciada nos próximos dias.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.




by WebFarol