Rio Ave precisa de solução conjunta para eliminar jacintos
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em terça-feira, 18 novembro 2025 15:15
- Escrito por: João Ricardo
A Câmara de Vila do Conde está determinada em salvar o rio Ave de praga de jacintos de água. O presidente Vítor Costa já admitiu que o problema é "gravíssimo", mas também reconheceu que a autarquia não tem meios e não consegue, sem o apoio de todos os envolvidos, combater a praga de uma das espécies invasoras mais problemáticas a nível mundial e que é originária da a América do Sul (mais propriamente da bacia Amazónica). O rio Ave está coberto por um manto verde com quilómetros de extensão que prejudica a fauna e a flora, colocando em causa a sobrevivência de muitas espécies, além de ser um perigo para a saúde pública.
Dado ser a foz de um rio que atravessa várias freguesias, a própria cidade de Vila do Conde sofre também com a descida até ao mar dos jacintos provenientes de toda a bacia do Ave. A autarquia revelou que já gastou 25 mil euros de euros para retirar uma corda que a Infraestruturas de Portugal colocara junto à Ponte D. Zameiro, uma barreira que estava a impedir a passagem dos jacintos e a provocar uma enorme pressão que colocava em risco a velhinha travessia românica com mais de 800 anos.
O edil vilacondense quer agora uma solução que resolva de vez o problema, envolvendo o Governo, todos municípios afetados, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.





by WebFarol