Autarquia prolonga conclusão do Plano de Intervenção na Estela
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em segunda-feira, 04 agosto 2025 15:33
- Escrito por: João Ricardo
A Câmara da Póvoa de Varzim teve de prolongar por mais 18 meses o prazo para a conclusão do Plano de Intervenção em Espaço Rural na zona UOPG 15, na Estela. A prorrogação foi aprovada na última reunião do executivo e Aires Pereira queixou-se da falta de colaboração por parte da Agência Portuguesa do Ambiente para a conclusão do processo. Como consequência, o edil lamenta que também continue adiada a necessária intervenção na praia da Estela para combater a erosão na zona da costa. Recorde-se que o objetivo do PIER consiste na definição de uma estratégia de defesa costeira mais resiliente e eficaz, tendo em consideração a evolução mais recente dos processos de erosão costeira.
Aires Pereira reconhece que é cada vez mais urgente intervir na área em redor do campo de golfe e frisa que a Câmara nada pode fazer, acrescentando que a autarquia está sujeita à zona de proteção costeira e que a APA é um elemento fundamental para a aprovação final. Refira-se que para aquela área prevê-se: recuo parcial do campo de golfe, libertando o mais possível a faixa dunar onde se encontra atualmente implantado; requalificação da zona de antepraia e reposição das dunas litorais; localização de um estabelecimento hoteleiro de apoio ao campo de golfe, na área contígua à EM501; criação de um espaço de receção à praia e de entrada no campo de golfe; valorização da área afeta ao antigo parque de campismo.
Uma situação semelhante também acontece com a revisão do Plano Diretor Municipal. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte continua sem dar o parecer final para atualizar o documento. Tal como dezenas de municípios da região, a autarquia aguarda há 53 meses, queixa-se Aires Pereira, que admite que a legislação não está a ser cumprida.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol