Rádio Onda Viva

Emissão Online

PS foi conhecer projeto do novo edifício do hospital da Póvoa

Uma comitiva do Partido Socialista visitou ontem o Hospital da Póvoa de Varzim. João Trocado, atual e vereador e candidato a presidente da Câmara, e alguns candidatos à Assembleia da República, entre os quais Fernando Araújo, antigo diretor-geral do SNS e cabeça de lista no distrito, reuniram com a administração da Unidade Local de Saúde. O objetivo foi inteirarem-se do presente e do futuro do Centro Hospitalar. Os socialistas ficaram a conhecer o projeto para o novo edifício, recentemente aprovado, que aguarda despacho do próximo Governo para que possa vir a nascer nos terrenos do outro lado da rua do atual hospital, onde se localiza o parque de estacionamento.

Segundo destacou João Trocado, esse espaço terá quatro pisos, para consulta externa, medicina interna, internamentos e novas valências como uma unidade de psiquiatria e saúde mental. Trata-se de um investimento que ascende a 28 milhões de euros e a empreitada tem um prazo de execução de 3 anos, podendo ficar pronto em 2028 se o concurso for lançado até ao final deste ano. O também presidente do PS/Póvoa referiu que "esta é sem dúvida a obra mais importante, mais desejada pelos poveiros" e garantiu assegurar a disponibilização do terreno e do previsto cofinanciamento municipal de 1,5 milhões de euros, caso venha a vencer as eleições autárquicas. Já o edifício do hospital antigo, está nesta altura a acolher diversas obras de melhoramento, sendo que ali continuarão a funcionar a urgência, a maternidade e os blocos operatórios, por exemplo.

O socialista confirmou também que está prevista a construção de um novo edifício para a unidade de Vila do Conde do Centro Hospitalar. O terreno será cedido pela autarquia liderada por Vítor Costa e vai permitir a instalação de novas valências além das já existentes, como a ofltalmologia, por exemplo. João Trocado revelou que esta empreitada só arrancará depois do novo edifício na Póvoa estar pronto, sendo o antigo hospital devolvido à Santa Casa da Misericórdia.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login