Rádio Onda Viva

Emissão Online

51 anos da Revolução com várias celebrações programadas

Vila do Conde vai assinalar os 51 anos da Revolução dos Cravos com um conjunto de atividades culturais e artísticas que celebram os valores de abril. Na noite de hoje, pelas 23h, o Largo dos Artistas recebe a Intervenção Artística Coletiva “A Expressão da Liberdade”, uma proposta que une música, palavra e movimento para homenagear a data histórica. Às 00h20 do dia 25 será entoada a canção “Grândola, Vila Morena”. As comemorações prosseguem no sábado (dia 26) com o atelier “Celebrar Abril”, dinamizado por Rita Melo. Através da música, os participantes vão mergulhar na história do 25 de Abril, explorando canções emblemáticas da revolução, num ambiente interativo e criativo. A sessão decorre entre as 10h e as 12h e destina-se a crianças maiores de 10 anos e adultos.

Barcelos também se prepara para comemorar a data com iniciativas que vão desde ações político-institucionais, aos concertos musicais, exposições, bandas no coreto e rusgas. As comemorações começam esta tarde, pelas 16h30, com a inauguração da exposição “Festa das Cruzes: Património Cultural Imaterial. Das origens à modernidade”, na Biblioteca Municipal. Ao longo da tarde e noite, o Largo Dr. Martins Lima e o Largo Dr. José Novais acolhem o concerto “Que Força é Essa” de Bandas de Barcelos, com atuações de Kid, Doutor Assério, Criatura-Dança, Depois de nós, Xauxau Dodô, Gator, the alligator e Lombada. O dia termina com o espetáculo de fogo de artifício “Cores de Abril”, no Largo da Porta Nova. No feriado, pelas 10h30, decorre a largada de paraquedistas em frente à PSP, integrada no IX Encontro dos Paraquedistas e outros combatentes. Às 15h, nos Paços do Concelho, começa a Sessão Solene organizada pela Assembleia Municipal. O dia encerra com o concerto “Barcelos Fest Ensemble”, protagonizado por Rodrigo Teixeira ao piano, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 21h15. Já no sábado, às 16h, é inaugurada na Galeria Municipal de Barcelos a exposição “A Intemporalidade da Essência e da Forma”, da autoria de Francisco Simões. Mais tarde, pelas 21h, há Bandas no Coreto, com a atuação da Banda Musical de Oliveira e da Banda Musical de Vila Verde, no Largo da Porta Nova. As comemorações encerram na segunda-feira com as tradicionais Rusgas ao Senhor da Cruz, que irão animar o Centro Histórico de Barcelos.

Esposende vai assinalar igualmente os 51 anos do 25 de Abril com uma programação cultural e artística, com concertos, sessões de cinema, apresentações literárias e celebração da liberdade. As comemorações arrancam esta quinta-feira, às 19h, no Auditório Municipal de Esposende, com a Cantata “Vozes da Liberdade, Vozes do Mundo”, dirigida musicalmente por Filipe Barros e protagonizada pelos alunos do 3º ciclo da Escola Básica António Rodrigues Sampaio. Mais tarde, às 21h30, será exibido o filme “Camarada Cunhal”, no Auditório Municipal. No feriado, o filme “Camarada Cunhal” volta a ser exibido, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende. Já no sábado, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura acolhe a apresentação do livro “Anónimos de Abril”, com a presença de Carlos Vaz Marques, Rogério Charraz e José Fialho Gouveia. No mesmo dia, às 21h30, o Auditório Municipal recebe o espetáculo “Anónimos de Abril”, com Rogério Charraz, José Fialho Gouveia e Joana Alegre. As celebrações encerram no domingo, às 11h, na Junta de Freguesia de Antas, com o concerto em família do Quarteto Vocal EME, acompanhado por comentários da musicóloga Henriqueta Fernandes.

 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login