51 anos da Revolução com várias celebrações programadas
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quinta-feira, 24 abril 2025 15:22
- Escrito por: João Ricardo
Vila do Conde vai assinalar os 51 anos da Revolução dos Cravos com um conjunto de atividades culturais e artísticas que celebram os valores de abril. Na noite de hoje, pelas 23h, o Largo dos Artistas recebe a Intervenção Artística Coletiva “A Expressão da Liberdade”, uma proposta que une música, palavra e movimento para homenagear a data histórica. Às 00h20 do dia 25 será entoada a canção “Grândola, Vila Morena”. As comemorações prosseguem no sábado (dia 26) com o atelier “Celebrar Abril”, dinamizado por Rita Melo. Através da música, os participantes vão mergulhar na história do 25 de Abril, explorando canções emblemáticas da revolução, num ambiente interativo e criativo. A sessão decorre entre as 10h e as 12h e destina-se a crianças maiores de 10 anos e adultos.
Barcelos também se prepara para comemorar a data com iniciativas que vão desde ações político-institucionais, aos concertos musicais, exposições, bandas no coreto e rusgas. As comemorações começam esta tarde, pelas 16h30, com a inauguração da exposição “Festa das Cruzes: Património Cultural Imaterial. Das origens à modernidade”, na Biblioteca Municipal. Ao longo da tarde e noite, o Largo Dr. Martins Lima e o Largo Dr. José Novais acolhem o concerto “Que Força é Essa” de Bandas de Barcelos, com atuações de Kid, Doutor Assério, Criatura-Dança, Depois de nós, Xauxau Dodô, Gator, the alligator e Lombada. O dia termina com o espetáculo de fogo de artifício “Cores de Abril”, no Largo da Porta Nova. No feriado, pelas 10h30, decorre a largada de paraquedistas em frente à PSP, integrada no IX Encontro dos Paraquedistas e outros combatentes. Às 15h, nos Paços do Concelho, começa a Sessão Solene organizada pela Assembleia Municipal. O dia encerra com o concerto “Barcelos Fest Ensemble”, protagonizado por Rodrigo Teixeira ao piano, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 21h15. Já no sábado, às 16h, é inaugurada na Galeria Municipal de Barcelos a exposição “A Intemporalidade da Essência e da Forma”, da autoria de Francisco Simões. Mais tarde, pelas 21h, há Bandas no Coreto, com a atuação da Banda Musical de Oliveira e da Banda Musical de Vila Verde, no Largo da Porta Nova. As comemorações encerram na segunda-feira com as tradicionais Rusgas ao Senhor da Cruz, que irão animar o Centro Histórico de Barcelos.
Esposende vai assinalar igualmente os 51 anos do 25 de Abril com uma programação cultural e artística, com concertos, sessões de cinema, apresentações literárias e celebração da liberdade. As comemorações arrancam esta quinta-feira, às 19h, no Auditório Municipal de Esposende, com a Cantata “Vozes da Liberdade, Vozes do Mundo”, dirigida musicalmente por Filipe Barros e protagonizada pelos alunos do 3º ciclo da Escola Básica António Rodrigues Sampaio. Mais tarde, às 21h30, será exibido o filme “Camarada Cunhal”, no Auditório Municipal. No feriado, o filme “Camarada Cunhal” volta a ser exibido, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende. Já no sábado, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura acolhe a apresentação do livro “Anónimos de Abril”, com a presença de Carlos Vaz Marques, Rogério Charraz e José Fialho Gouveia. No mesmo dia, às 21h30, o Auditório Municipal recebe o espetáculo “Anónimos de Abril”, com Rogério Charraz, José Fialho Gouveia e Joana Alegre. As celebrações encerram no domingo, às 11h, na Junta de Freguesia de Antas, com o concerto em família do Quarteto Vocal EME, acompanhado por comentários da musicóloga Henriqueta Fernandes.
by WebFarol