Confira 5 dicas para cuidar do radiador do carro
- Detalhes
- Visualizações: 395

O radiador automotivo é o principal responsável pelo resfriamento da água que circula pelo motor, fazendo com que a temperatura não exceda os limites aconselháveis para o bom funcionamento do motor e evitando o superaquecimento, razão pelo qual é muito importante verificar o indicador de temperatura do líquido de refrigeração no painel de instrumentos.
A reparação do radiador de refrigeração do motor é bastante trabalhosa e ineficaz na maioria dos casos, uma vez que diminui a funcionalidade e fiabilidade da peça. Por essa razão, os especialistas recomendam a substituição do componente partido. É recomendável conferir a documentação técnica do automóvel antes da substituição do componente.
Confira 5 dicas para conservar o radiador em dia:
- 1. Nível do reservatório: Pode aparentar um mero detalhe, mas o nível do líquido no reservatório do sistema de arrefecimento é importantíssimo para sustentar o bom funcionamento do motor do seu automóvel como um todo. O recomendado é encher o reservatório com água e aditivo, continuamente respeitando o indicador de nível máximo. Se o nível de água e aditivo diminuir com frequência, o reservatório ou algum outro componente do sistema de arrefecimento pode estar com problema. Muitas das vezes o defeito pode ser algo simples, como um vazamento na tampa do reservatório.
- Fique atento a vazamentos: Os vazamentos podem ser facilmente constatados caso haja sinais de ferrugem no líquido dentro do reservatório. Além disso, caso haja poças de água embaixo do automóvel, o sistema pode estar mesmo com vazamento – fique atento para não confundir com a água que sai do dreno do sistema de ar-condicionado.
- Mantenha a colmeia em boas condições: A colmeia do radiador é um dos componentes do sistema de arrefecimento que está mais sujeito a danos. Isso porque ela fica posicionada logo na frente do automóvel e pode ser facilmente danificada numa batida frontal. Além disso, a colmeia tem mais facilidade de sujar, principalmente após passar por uma estrada de terra ou lama. Para evitar problemas maiores, mantenha a colmeia sempre bem limpa e com boas condições.
- Jamais utilize somente água: Atualmente, qualquer automóvel deve ser abastecido de uma mistura com água pura, destilada ou desmineralizada e com o aditivo no reservatório e não somente apenas água, pois não é o recomendado pelas fabricantes. Na maioria das vezes essa mistura é dividida entre água e aditivo etilenoglicol com 50% de cada. O aditivo do radiador é essencial para impedir que a água ferva ou congele, além de ajudar o sistema contra corrosões e a formação de incrustações, que podem provocar entupimentos e, assim, sobreaquecer totalmente o conjunto.
- Faça revisões periódicas: Por mais que essas dicas sejam válidas, nada substitui o olhar técnico de um especialista. Sendo assim, nunca deixe de realizar as revisões periódicas no seu automóvel e promova a troca do componente do sistema de arrefecimento e de qualquer outro ponto do veículo caso ele esteja com imperfeição ou prestes a chegar ao seu fim de vida. Para achar peças do radiador, você pode pesquisar em lojas físicas ou online, como o site autopecas24.pt que contém uma grande variedade de peças, todas com qualidade garantida. Porém, em qualquer situação, leve o seu automóvel até uma oficina de confiança.